Notícias

O Álbum “Saravá Jongueiros da Casa” lançado no ano de 2020 foi parte integrante de um dos projetos contemplado no edital de cultura do estado de São Paulo coordenado pelo ponto de Cultura Crê Ações da cidade Biritiba Mirim – SP.

O projeto contou com shows de 04 Álbuns da Cultura Popular Brasileira e está disponível no canal do Projeto Crê Ações no Youtube. As apresentações são compostas por musicas de Jongo, Capoeira, Samba e coco. Além de apresentações de danças e capoeira.

Matéria Globo Zona Sul – Evento Vidigal Cultural – 2021.

Acesse a matéria completa 

 

Mestre Messias Freitas  participa da 12° Edição do Festival Afro-brasileiro de Maringá de 16 a 21 de NOV.

Esse ano o festival aborda o tema: CULTURAS NEGRAS IMPORTAM no qual discute a importância da cultura negra na sociedade brasileira, sua tradição, seus coletivos, religiosidade, ativismos, práticas anti-racistas e culturas urbanas. Durante toda a semana esses temas serão abordados junto com personalidades significantes do movimento negro brasileiro via streaming pelo canal youtube.com/secretariamunicipaldeculturademaringa sempre as 19h. Estão confirmados nos debates nomes como: Mestre Chacon, Mestra Joana, Tatiana Nascimento, Mãe Beth D’ Oxum, Mari Boaventura, Guitinho do Xambá, Raissa Imani, Aza Njeri, Mestre Messias e Chico César.

#festivalafrobrasileirodemaringa #culturasnegrasimportam #tradicao #religiosidade #ativismo #praticasantiracistas #culturasurbanas

O projeto Vidigal Capoeira lança mais um registro fonográfico da cultura afro popular desta vez o trabalho foi voltado para o jongo carioca. O album denominado ” Saravá Jongueiros da Casa” além do CD fisico disponível para venda, as composições estará  nas melhores e maiores plataformas de musicas e o lançamento será no dia 30/10/2020.

Esse trabalho conta com participações especiais da Cantora Cida Santana e do Mestre Toni Vargas. 

Trabalho composto por 16 faixas de autoria propria, pontos de dominio publico, composições dos Mestres; Jefinho Tamadare, Totonho do Jongo e mestre Toni Vargas.

Concepção grafica: Lucas Ursão Bonfim – SP . Mixagem e gravação; Wellington Monteiro.

“Cantigas da Cultura Popular em ritmo de Capoeira” lançado em 2019. Foi o resultado de pesquisa de musicas do universo da cultura popular que resultou na reunião de cantigas de capoeira, Jongo, Coco, Samba de roda, Dança da Magaba, Tambor de crioula e Ciranda. O objetivo desse trabalho voltado para o publico infantil é justamente aproximar nossos pequenos da nossa cultura como um todo, principalmente através das musicas.

Mais informações através do link: 12°Festival Afro Brasileiro de Maringá

A Instrutora Chiquinha ( Erika Carvalho Barroso) da celula do nosso trabalho localizado na cidade de Nova Friburgo – RJ. Após anos de inquientações e pesquisas de acordo com sua linha e area de estudos e trabalho resolveu reunir essas informações em um livro chamado ” MITO CAPOEIRA” disponível em diversas plataformas e lojas online. Estamos muito felizes com o resultado. Aproveitem e boa leitura!!!

Album “Homenagem ao Mestre Indio Maranhão” como titulo já diz tudo resolvemos homenagear o reponsável por esse projeto. Mestre do saber detendor de diversos talentos da cultura, dentre eles destaca se, o jeito facil de fazer musicas. Selecionamos algumas e fizemos esse registro em forma de homenagem. Gratidão Mestre  

confira a matéria

Acesse a matéria completa clique aqui

Acesse a matéria Aqui

O Projeto Vidigal Capoeira realizará a 8° Edição do Encontro Nacional de Capoeira e Cultura Popular no Vidigal, nos dias 13, 14 e 15 de março, sob a direção geral do Mestre Indio Maranhão, e a coordenação do mestre Messias Freitas, evento esse que já faz parte do calendário cultural da comunidade do Vidigal.

Reuniremos; mestres da cultura popular, professores de danças, profissionais da área de educação, professores de educação física, fisioterapeutas, historiadores, capoeiristas, atores, brincantes e simpatizantes da cultura afro-brasileira, de todas as regiões do país.

O evento terá extensa programação dentre elas; apresentações folclóricas, oficinas de jongo, coco, samba de roda, tambor de crioula, capoeira, rodão cultural, lançamento de cds e livros do gênero e o batizado e troca de cordas.

Esse evento contempla vários aspectos da cultura popular, promovendo experiências sócio-culturais, aprimoramento técnico-artístico, vivência lúdica que proporcionam mais qualidade de vida aos jovens e crianças e inserção de muitos indivíduos no mercado de trabalho estimula à produção de cultura, arte, comunicação e conhecimento. Fortalecendo o exercício da cidadania. Além disso, ao passo em que o evento é sediado no Vidigal, contemplam a comunidade: turismo local, transporte, comércio formal e informal do local.

Evento gratuito